Como alinhar os profissionais aos desafios do negócio?

Esta não é uma pergunta cuja resposta seja tão óbvia quanto: “Coloque o desafio corporativo na meta das pessoas.” Em primeiro lugar porque nem todo profissional contribui da mesma forma para os desafios do negócio. Além disso, a gestão do desempenho das pessoas não se resume exclusivamente ao pagamento de bônus.

É preciso investir no tripé meta / gestão de performance / recompensa, por meio de algumas ações:

  • Desdobrar metas de forma que o desafio seja de fato transmitido a todos de forma racional e mensurável. Envolva seu time no processo e faça com que o desafio também seja deles!
  • De maneira contínua, acompanhar a performance, estabelecendo planos de ação ® Não deixe para saber como está o resultado do seu time apenas no fim do ciclo de performance. Pode ser tarde demais.
  • Lembrar que o processo de avaliação de performance não deveria ser vinculado somente ao pagamento de bônus. Para garantir alinhamento, deve estar vinculado a ações de reconhecimento, concessões de méritos, definição de sucessores, promoções, planos de desenvolvimento, além de outros incentivos não financeiros, atuando de forma integrada em fatores intrínsecos e extrínsecos de motivação.