O que fazer quando os resultados da empresa estão caindo e os custos do plano de bônus/PLR estão aumentando?

Infelizmente este tem sido um desafio enfrentado por diversas organizações, especialmente em um momento econômico difícil. Oferecemos nosso apoio para que as empresas possam superar esta fase, por meio de algumas recomendações:

  • Mudar o modelo de constituição do pool de bônus: como determinar a origem do montante disponível para a remuneração variável?
  • Rever os critérios de gatilhos do plano de bônus: o que faz mais sentido para o seu negócio em termos de estrutura e de indicadores? Devem ser gatilhos rígidos ou flexíveis? Deve ou não haver gatilhos?
  • Assegurar um bom processo de cascateamento de metas, vinculando a performance entre os diferentes níveis da organização.
  • Recompor a estratégia e o mix de remuneração: o nível de competitividade remuneratório está alinhado com a capacidade de pagamento e com o porte da organização? Onde concentrar a remuneração: no curto, médio ou no longo prazos?
  • Construir o engajamento por meio da visão de “sócio”: criar ferramentas que estimulem a superação de resultados, incluindo a divisão de valores excedentes (“profit sharing”).

Estas e outras questões devem ser consideradas num diagnóstico da efetividade do plano de incentivo da sua empresa!